Ao participar nesta quarta-feira (12), de audiência na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o senador Esperidião Amin (PP), tratou da questão das grandes filas que têm se formado nos pedágios de Santa Catarina. O senador apresentou Moção aprovada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina registrando o inconformismo dos catarinenses com as longas filas que e formam no trecho sul da BR-101 e manifestação do deputado Pepê Colaço (PP).
A moção foi proposta pelo deputado José Milton Scheffer (PP).
“Ambas as manifestações consolidam o inconformismo dos catarinenses do que está acontecendo no trecho sul da BR-101 em função de manutenções sendo feitas em hora imprópria e uma fila gigantesca, um congestionamento gigantesco nas praças de pedágio, congestionamento que ultrapassa aquilo que é tolerado pelo PROCON de Santa Catarina. Esperamos que haja uma atuação da fiscalização da ANTT para atenuar esse problema”, enfatizou o deputado.
A reunião contou com a presença do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, do coordenador do Fórum Parlamentar, deputado Valdir Cobalchini, da senadora Ivete da Silveira, e dos deputados Geovana de Sá, Jorge Goeten, Ricardo Guidi e Pedro Uczai, além de mais diretores a assessores da Agência.
Além das filas no pedágio, Amin apresentou outras quatro demandas. Veja quais:
MORRO DOS CAVALOS
O Morro dos Cavalos é a prioridade número um! Está sendo realizado um estudo técnico para definir qual Concessionária vai assumir a obra do Morro dos Cavalos. Se será a CCR Via Costeira ou Arteris Litoral Sul.
OTIMIZAÇÃO DO CONTRATO BR-101 NORTE
“Nós conseguimos que aquele acervo de obras que são absolutamente necessárias para os 15 anos seguintes ao ano de 2033 e que devem ser iniciadas essas obras imediatamente. Esse conjunto de obras estará no Tribunal de Contas da União junto com a proposta original da ANTT e, caberá a nós, bancada federal de Santa Catarina, diligenciar no TCU para que o sofrimento de hoje não seja prolongado pela falta de providências que nos permitam superar a emergência que nós estamos vivendo”.
PROLONGAMENTO DE MARGINAIS, VIADUTOS E ELEVADO NA REGIÃO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
“Trouxemos aqui na ANTT, a solicitação da prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, a respeito do prolongamento de marginais, dois viadutos, um elevado, que são necessários e que não estavam ainda no rol das prioridades que eram solicitadas”.
PONTOS DE PARADA E DESCANSO PARA MOTORISTAS
“Outra demanda que trouxe foi feita pelos caminhoneiros de Santa Catarina e do Brasil pela falta de Pontos de Parada e Descanso dos Motoristas. Muitos estão sendo multados porque não estão cumprindo o prazo de repouso que é exigido por lei. Duas coisas: essas multas são injustas, que não é a culpa do caminhoneiro, e nós temos que conseguir mais dois Pontos de Paradas e Descanso de Motoristas na BR-101 Norte e mais um ou dois na BR-116, para nós cumprirmos aqui o nosso dever”.
Importante ressaltar que foram protocoladas a lista de todas as demandas que necessitam ser incluídas na otimização do contrato da concessão da BR-101 Norte. O ofício com essas demandas foi encaminhado para ANTT no dia 22 de janeiro pelo senador Esperidião Amin e pelo coordenador do Fórum, Valdir Cobalchini.