A deputada federal Júlia Zanatta (PL), ganha força no cenário eleitoral para 2026 e é peça fundamental na construção de projetos. Principal elo de ligação entre a família Bolsonaro e Santa Catarina, Júlia consolidou sua eleição para a Câmara dos Deputados com surpreendentes 111.588 votos em 2022.
A eleição no entanto, foi apenas o início de uma caminhada que ganhou força com estratégias bem desenhadas e trabalho incansável de visitas e proposições ao longo do mandato.

Deputada Federal Júlia Zanatta
As questões ideológicas, que tomaram a agenda no princípio, deram espaço também a causas de interesse da comunidade como as filas nos pedágios em Santa Catarina ou a questão do túnel no Morro dos Cavalos, na BR101.
O trabalho a coloca entre as favoritas para a reeleição como deputada federal mas , aliado a força que Júlia tem junto ao deputado Eduardo Bolsonaro e ao ex-presidente Jair Bolsonaro, pode alçar vosso mais altos.
O nome de Júlia é cotado para a disputa por uma vaga no senado. Foi enaltecido por lideranças do PL como o prefeito de Tubarão, Stêner Soratto Júnior. Mas o nome dela circula também com outras possibilidades que podem envolver a troca de partido.
Ocorre que a união do PP com o União Brasil, que formou a Federação União Progressista Brasileira ganhou muita força não somente em Santa Catarina mas no Brasil. A federação tem o maior fundo eleitoral e considerável tempo na propaganda eleitoral na TV.
O presidente nacional do PP, Ciro Nogueira já convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro para se “refiliar” à sigla.
A possibilidade também, estaria em pauta no caso de Eduardo Bolsonaro e se estenderia à deputada Júlia Zanatta. Nos bastidores, a informação é que a deputada, pelo PP, tem o nome ventilado não somente como candidata ao senado mas também para possível vice em Santa Catarina.
Nesse caso, não se trataria da chapa do governador Jorginho Mello (PL), mas a de João Rodrigues (PSD). São apenas conversas de bastidores e ainda incipientes.
O que há de concreto no entanto, é a influência que Bolsonaro ainda exerce nas eleições em Santa Catarina e a força da deputada que se torna coringa no cenário eleitoral para o próximo ano.