A Língua Brasileira de Sinais (Libras) desempenha um papel fundamental na inclusão e comunicação de pessoas surdas no Brasil. Sabendo disso, a Administração Municipal de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou as aulas do Curso de Libras Básico I e II.
Segundo a Secretária de Educação, Geovana Zanette, o curso de Libras é uma ferramenta importante para que a rede municipal oferte um ensino que promova práticas inclusivas. “Ao disseminar o conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais, estamos contribuindo para uma educação mais respeitosa e igualitária. É um benefício tanto para os estudantes surdos, quanto para os professores e toda a comunidade”, explica a secretária.
As vagas do Curso de Libras serão preenchidas por ordem de inscrição, sendo que estudantes surdos da Escola Municipal de Educação Básica Polo de Surdos (EMEBPS) Profº Maria de Lourdes Carneiro e seus familiares terão prioridade, seguidos por cursistas que concluíram a modalidade Básico I em 2024 e desejam avançar o aprendizado, professores da Rede Municipal de Ensino, servidores públicos e a comunidade em geral.
O Curso de Libras Básico é gratuito, possui carga horária de 120h por nível e encerra em dezembro. As aulas são ministradas por intérpretes e um instrutor surdo da rede municipal na segunda e terça-feira, das 18h30 às 21h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Os interessados na segunda etapa do Curso podem se inscrever ao entrar em contato com o setor de Educação Especial, pelo telefone 3431-0100.