A presidente da República Dilma Roussef foi vaiada quando discursava nesta manhã na abertura da Marcha dos Prefeitos, em Brasília.
Dilma fez várias colocações alegando que o Governo Federal é parceiro dos Municípios, prometendo inclusive retroescavadeiras e motoniveladoras para depois do pleito eleitoral mas não disse o que os prefeitos gostariam de ouvir.
A principal preocupação é quanto aos Royalties do Petróleo e os pisos de pelo menos 40 profissionais que podem ser votados no Congresso Nacional.
Os chefes de Executivo esperavam apoio da presidência para o Projeto dos Royalties já aprovado no senado e que redistribuiria os valores para os municípios. A presidente alegou que todo o processo deve ser reiniciado. Aí vieram as vaias…
O piso das categorias incluem principalmente funções na área da saúde como fisioterapeutas, agentes comunitários, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, médicos e cirurgiões dentistas.
O cálculo do presidente da Confederação Nacional dos Municípios,Paulo Ziulkoski é que se aprovados os pisos, somente na área da saúde, serão R$ 54 bilhões de reais a maisde despesas para os municípios.