Criciúma terá em breve um abrigo para Mulheres vítimas de violência, que por medidas de proteção são retiradas do lar. O prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, o Vaguinho (PSD) e a Secretária de Assistência Social de Criciúma, Dudi Sônego fizeram a vistoria no local nesta terça-feira (1 de julho).
A expectativa é que a Casa possa ser aberta em três meses.
Atualmente, o atendimento à mulheres vítimas de violência é feito em equipamentos de saúde e o acolhimento é em hotel. Criciúma tem cinco mulheres nessa situação.

Prefeito Vaguinho e Secretária Dudi Sônego
“Com a abertura do abrigo, elas serão acolhidas lá. Com mais dignidade e humanidade, pois é uma casa”, explica a Secretária Dudi Sônego.
Ela relata que ao assumir a pasta em janeiro passou a necessidade ao prefeito e ele se sensibilizou com a causa.
A casa atenderá mulheres vítimas de violência, que procuram ajuda na delegacia.
“Quando houver entendimento que a vítima (e seus filhos), precisam se afastar do agressor, serem retirados do lar, e não ter para onde ir, são acolhidas”, explica Dudi Sônego. .
Além do acolhimento, a equipe técnica, faz todos os tipos de acompanhamento e encaminhamento: saúde, educação. A casa terá inicialmente capacidade para abrigar até dez mulheres.

