Com um pé fora do PSDB, deputada Geovânia pode migrar ao PSD - Karina Manarin

Com um pé fora do PSDB, deputada Geovânia pode migrar ao PSD

Entre os candidatos proporcionais de Criciúma que devem disputar as eleições de 2026, está a deputada federal Geovânia de Sá, pré-candidata à reeleição. Geovânia não confirma com todas as letras que deve deixar a sigla mesmo coma fusão com o Podemos batendo a porta mas dá a entender que isso deva acontecer.

Questionada sobre o assunto ela se limita a resumir: “Eu não vejo hoje nominata no PSDB. Estou fazendo contas e aguardando que o partido me apresente uma nominata”, resume.

Geovânia de Sá já recebeu convites do MDB, do Republicanos, União Brasil e PP, que devem anunciar oficialmente a Federação nesta terça-feira (29). 

Além desses, há no cenário também o PSD, do ex-prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, incentivador político da deputada e com quem ela tem uma relação de lealdade. Esse é um dos fatores que faz a bolsa de apostas nos bastidores ser de que a filiação da deputada deva ser ao PSD.

A decisão sobre a troca de partido no entanto, vai depender da conversa entre os líderes do PSDB e do Podemos e da forma de união proposta. Líderes dos dois partidos devem se reunir nesta terça-feira (29), para mais uma conversa acerca do assunto.

Se acontecer uma fusão, os filiados de ambas as siglas ficam liderados para a troca sem a possibilidade de perda do mandato. Com isso, Geovânia poderia migrar ainda neste ano. 

Em caso de o PSDB incorporar o Podemos, a possibilidade de migração imediata seria apenas para filiados do Podemos, o que adiaria a saída da deputada por ora. A janela para a troca de partidos para quem quer concorrer nas eleições de 2026 abre somente no início do próximo ano.

Neste cenário, o que se conclui é que a deputada Geovânia não deve permanecer no PSDB mesmo com a fusão com o Podemos e que a tendência atual seria a filiação ao PSD.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.