Eleições 2026: A habilidade política de Jorginho ao amarrar sua reeleição ao governo de SC - Karina Manarin

Eleições 2026: A habilidade política de Jorginho ao amarrar sua reeleição ao governo de SC

O governador Jorginho Mello (PL), é exímio articulador político. E está utilizando muito bem as armas que tem nas mãos para buscar apoio para sua reeleição em Santa Catarina.

Além das realizações de seu governo, Jorginho amarra com projetos futuros. Nesta quinta-feira (19),  por exemplo, foi anunciado que o prefeito de Ascurra, Arão Josino, vai renunciar ao mandato para assumir a Secretaria de Planejamento do governo de Santa Catarina.

Ascurra é um município pequeno, é verdade, mas mesmo assim,  o que faria um prefeito renunciar para ser secretário em um governo que tem menos de um ano de mandato? E mais, deixar a prefeitura para o vice, que por enquanto é do PSD?

Essas são as primeiras perguntas que surgem quando se lê uma notícia como essa.

Vamos então aos fatos: o prefeito em questão é do partido NOVO, o mais novo aliado do governador Jorginho Mello (com perdão do trocadilho).

Com a entrada do prefeito no governo, Jorginho Mello começa a cumprir compromisso de participação do partido na estrutura estadual. O partido Novo tem Adriano Silva, prefeito de Joinville como pré-candidato a vice de Jorginho Mello. Joinville é o maior Colégio Eleitoral de Santa Catarina e por lá Adriano foi reeleito com quase 80% dos votos.

Mais que isso, a posse do prefeito de Ascurra como secretário, foi avalizada em nota oficial pelos prefeitos da Associação dos Municípios do Vale Europeu. São 14 cidades, que incluem Blumenau e Brusque, onde os prefeitos são do PL, aliados do governador.

Na nota, os prefeitos não só avalizam a posse mas lembram que a secretaria é estratégica na análise e aprovação de projetos e que significa o fortalecimento do elo entre estados e municípios.

É o resumo da crença dos prefeitos em projetos futuros para os municípios e com isso, o apoio à proposta de reeleição de Jorginho Mello.

O cenário indica que o prefeito de Ascurra, Arão Josino  abre mão do município com a certeza que o governador será reeleito para o segundo mandato.

O caso da Associação dos Municípios do Vale Europeu não é isolado.

Ainda que não tenha ocorrido nota oficial, a Associação dos Municípios da Amrec, teve cinco prefeitos do PP anunciando apoio ao governador Jorginho Mello nesta semana.

Assim, o governador vai amarrando apoios que somam ao seu projeto e que não param na composição da chapa majoritária.

Exemplo foi a filiação de dois deputados do União Brasil ao PL recentemente, demonstrando que há intenção de enfraquecimento da chapa proporcional adversária.

Isso porque, há uma certa tendência de o União Progressista apoiar a pré-candidatura de João Rodrigues, principal adversário de Jorginho Mello na disputa.

Neste cenário, ainda no forno, está o anúncio de possível filiação do deputado Ismael dos Santos (PSD), ao PL, em tentativa de enfraquecer também a nominata de federais do PSD.

O prazo para a troca de partidos dos que possuem mandato e pretendem concorrer nas eleições deste ano termina no dia 4 de abril e até lá as siglas correm para a montagem das chapas proporcionais.

A eleição começa na montagem das chapas e o cenário demonstra um pouco do quanto o governador Jorginho Mello é hábil na articulação política e amarra bem seu projeto para reeleição, seja retirando pessoas de peso que fariam a diferença em chapas adversárias, seja amarrando acordos com aliados para o fortalecimento do projeto.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.