UP quer Amin; Anistia ampla; Processo contra deputados de SC; o que disse Schiochet em Criciúma - Karina Manarin

UP quer Amin; Anistia ampla; Processo contra deputados de SC; o que disse Schiochet em Criciúma

Ao cumprir agenda em Criciúma, o deputado federal Fábio Schiochet, presidente do União Brasil em Santa Catarina,  enfatizou que a Federação União Progressista Brasil tem por objetivo para as eleições de 2026 a reeleição do senador Esperidião Amin (PP) e a ampliação de cadeiras proporcionais.

Na entrevista que concedeu ao blog na noite desta quinta-feira (18), ele falou também da anistia e do processo na Comissão de ética da Câmara que pede a união de 15 deputados pela invasão da mesa diretora. Entre os deputados estão três de Santa Catarina: Júlia Zanatta, Caroline de Toni e Zé Trovão, todos do PL.

Fábio Schiochet é também o presidente da Comissão de Ética na Câmara dos Deputados.

Presidente estadual do União Brasil esteve em Criciúma para a posse na nova executiva e lançamento de pré-candidatura

Confira a entrevista na íntegra:

Deputado, a importância dessa noite aqui em Criciúma com a posse da nova executiva e lançamento de pré-candidaturas…

Olha, hoje é um dia muito importante para o nosso partido aqui, para a União Brasil. Hoje a gente oficializa o Pastor Jair como nosso pré-candidato a deputado federal aqui pela Amrec e também  ele assume a presidência do partido para daqui para frente poder fazer as conversas. Fizemos uma executiva ampla com os nossos suplentes de vereadores, com o Paulo da Farmácia, com o Daniel Antunes, ou seja, um grande partido agora, também agora na frente, o nosso pré-candidato a deputado federal, o pastor Jair.

Como é que vai ser a distribuição dessas candidaturas aqui na região sul? Porque agora tem os candidatos que são do PP e os candidatos que são do União Brasil. Como é que vocês estão organizando isso?

Olha, nós temos um comitê, ele é formado pelos seis deputados estaduais. Por mim, como deputado federal e pelo senador Esperidião onde a gente trata das nossas nominatas. Esse é o ponto principal do União Progressista, tratar das nominatas dos deputados estaduais e federais, uma vez que o nosso foco principal é passar a nossa bancada para oito deputados estaduais, dois deputados federais e manter o Senado com o senador Esperidião Amin.

O nome, então, para a majoritária da União Progressista é o senador Esperidião Amin?

Sem sombra de dúvida. Nós não iremos lançar a candato a governador, ou nós estaremos com o prefeito João Rodrigues ou na reeleição do governador Jorginho Mello. Mas o nosso nome da majoritária é o senador Esperidião Amin e esse é o foco principal do partido, buscar a reeleição do senador Esperidião.

Vocês têm prazo para definir com quem que vocês vão estar em 2026?

Olha, na verdade, acho que quem tem prazo são os candidatos, de conversar com os partidos.Acho que daqui para frente olhar quem tem o melhor projeto para Santa Catarina.

Deputado, na noite passada na Câmara dos Deputados foi aprovada a urgência para apreciar a anistia. Como é que está essa discussão? O que o senhor espera desse projeto?

Olha passou o requerimento de urgência eu tive o prazer de orientar a bancada ontem, a bancada do União Brasil é a terceira maior bancada da Câmara dos Deputados, aprovamos o requerimento de urgência com 311 votos então isso mostra que a caixa de ressonância que é a Câmara dos Deputados, é o que o povo quer. O povo quer a anistia. Então daqui pra frente vamos ver como… hoje foi escolhido o relator que é o Paulinho da Força e a gente vai ver daqui pra frente qual o texto que ele vai formar. Claro que não iremos aceitar simplesmente a diminuição das penas e sim uma anistia ampla, real e irrestrita .

O senhor é presidente do Conselho de Ética da Câmara e tem aquele processo ainda lá da invasão da mesa diretora. Como está esse processo?

Olha, eu como presidente do Conselho de Ética da Câmara, eu não recebi ainda os 15 processos que estão ainda na mão do corregedor da Câmara dos Deputados, deputado Diego Coronel. Foram pedidos suspensões cautelares contra os quinze deputados mas eu como deputado federal e presidente do Conselho de Ética não vejo mais uma suspensão cautelar uma vez que já passou mais de 45 quase 60 dias daquela fatídico dia que foi tomada a mesa da Câmara dos Deputados. Mas também não houve mais movimentação nenhuma.Na minha opinião acho que o movimento esfriou mas eu ainda aguardo receber do Diego Coronel , corregedor da Câmara que venha para o Conselho de ética para que aí sim eu possa definir quem serão os relatores e ver se vai ter pena ou arquivamento.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.