O almoço do deputado federal Fábio Schiochet( União Brasil), com o governador Jorginho Mello (PL), incendiou os bastidores políticos estaduais .
Isso porque, há nos bastidores políticos em Santa Catarina a informação que Fábio possa assumir o comando da Federação União Progressista, oficializada na última semana.
A federação tem seis deputados estaduais, um deputado federal, um senador e 68 prefeitos, tornando-se força importante para o cenário eleitoral do próximo ano, que tem o governador Jorginho Mello como pré-candidato à reeleição.
Mais que isso, Fábio Schiochet havia comparecido ao evento de lançamento de pré-candidatura de João Rodrigues ao Governo em março.
Após o almoço de Fábio Shiochet com Jorginho Mello, que aconteceu na última quarta-feira (30 de abril), nesta segunda-feira os três deputados do União Brasil vão ter encontro com o governador., indicando que caminham para possível entendimento político.
Depois disso, na terça-feira (6), haverá reunião dos deputados do União Brasil e do PP no gabinete do deputado Sérgio Guimarães.
Em Federação, por pelo menos quatro anos, todas as decisões dos dois partidos devem ser tomadas em conjunto, inclusive qual candidato apoiar para o governo de Santa Catarina nas eleições de 2026.
Afora o fato de decisões finais não escaparem de orientações nacionais, é indiscutível que em Santa Catarina os times estão em campo há tempos e os jogadores se organizam para a partida. Entre os deputados estaduais, até mesmo Paulinha, que é do Podemos, prestes a se fundir com o PSDB, já manifestou apoio para a pré-candidatura de Jorginho Mello à reeleição.
Neste cenário ressurgem conversas inclusive sobre a possibilidade, descartada pelo ex-prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro e pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues, de o PSD estar com o PL nas eleições do próximo ano em Santa Catarina.