Vereadores querem fazer valer lei que prevê desconto na taxa de esgoto em Içara - Karina Manarin

Vereadores querem fazer valer lei que prevê desconto na taxa de esgoto em Içara

A Câmara Municipal de Içara vai enviar ofício à Casan para solicitar o cumprimento de uma Lei Municipal. Trata-se da Lei 4084/2017 que prevê a isenção de tarifa de esgoto em imóvel unifamiliar situado em nível “grade”, ou seja, abaixo da rede pública coletora. 

O assunto foi discutido em reunião solicitada pelo vereador Geraldo Baldissera nesta semana.O cálculo da Casan é que atualmente 112 unidades estão abaixo da rede coletora de esgoto em Içara.

Vereadores e representantes da Casan discutiram o assunti

“No nosso entendimento e com o procurador da Câmara Paulo Sergio Borges, esta lei municipal é valida, por isso vamos fazer esse questionamento, para quem sabe o município que possui gestão compartilhada com a Casan, consiga um acordo para a isenção dessas unidades abaixo do nível da rede”, informou o vereador Geraldo Baldissera (MDB). 

“Para os representantes da Casan essa lei municipal não possui mais efetividade devido o marco legal do saneamento básico de 2020”, completou Baldissera. 

 Em relação ao sistema de tratamento de esgoto sanitário, o Chefe da Agência de Içara, Paulo Henrique Tonetti Costa, informou que o sistema está em operação normal, dentro dos padrões do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). 

“Aproximadamente 30% do município é atendido pelo sistema de tratamento de esgoto”, disse Costa. 

Sobre a situação da cobrança da tarifa de esgoto ser equivalente a 100% do valor da tarifa de água, Paulo Tonetti Costa, respondeu que o calculo é realizado pela agência reguladora CISAM-SUL. 

“Estão inclusos na cobrança os serviço de tratamento de esgoto, investimentos realizados e futuros, possibilitando a ampliação do sistema de tratamento”. Na reunião que aconteceu para tratar do assunto, os representantes da Casan responderam dúvidas dos vereadores presentes.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.