O presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Márcio Darós (PSD), vira a chave coloca a mesa uma campanha pela valorização do trabalho dos vereadores. Na entrevista que concedeu ao blog, ele cita a aprovação de três projetos em 60 dias de trabalho, além do empenho dos vereadores em realização de audiências públicas sobre assuntos da cidade e busca de emendas parlamentares para investimentos em Criciúma. Na entrevista que concedeu ao blog logo após a apresentação da campanha, o presidente da Casa antecipou também que em breve haverá Reforma Administrativa já conforme as novas instalações da Câmara, em construção. Mais que isso, Márcio Darós avaliou que no momento, não há tempo para discutir aumento no número de vereadores, pauta que ronda o legislativo desde ao ano passado.

Presidente da Câmara de Criciúma, Márcio Darós da Luz (PSD)
Veja a entrevista:
Durante a explanação acerca da campanha lançada pela Câmara de Criciúma o sr falou em Reforma Administrativa. Como será essa Reforma?
Essa Reforma realmente vai acontecer, a advogada Gabriela Shelp faz parte da empresa que está fazendo um levantamento acerca do assunto. Nós já percebemos que em alguns setores há deficiência de funcionários, alguns por aposentadoria, outros por falecimento mas também temos alguns setores onde há pessoas que acabam sobrando. Tem alguns cargos de assessores que também provavelmente irão mudar. Estamos fazendo o levantamento com muito critério e conversando muito com cada servidor e com os vereadores.
Vai aumentar o número de assessores de vereadores?
Não. Não se trata de mudança nos gabinetes mas sim na parte administrativa.
Trata-se de cargos comissionados?
São cargos efetivos.
Então o sr pretende a realização de um concurso?
Provavelmente será criado um concurso sim. Nós só estamos tentando identificar quais são as vagas necessárias e com certeza também teremos alterações em comissionados.
Então a tendência é aumentar o número de funcionários na Câmara?
Nós estamos realizando o levantamento para ver quantas pessoas hoje seriam necessárias. Nos últimos anos temos menos três pessoas efetivas por questões de falecimento e aposentadoria. Então, precisamos preencher essas vagas porque hoje a assistência que os vereadores estão precisando, uma parte técnica, está fazendo falta. Vou citar um exemplo: nós tínhamos aqui o Alexandre Cabreira, um funcionário que realizava um excelente trabalho que era na Legística e hoje não temos mais esse profissional. Isso dificulta os trabalhos e atrasa os projetos em andamento na casa.
Quando o sr pretende anunciar a Reforma?
Pretendemos apresentar dentro de 30 dias.
Aumento do número de vereadores, isso entra em discussão na Câmara?
Esse assunto não está em prioridade e vou ser muito sincero: nós não temos nem tempo para discutir hoje o aumento de vereadores. Estamos no processo de construção da Câmara, temos várias questões para resolver neste âmbito e estamos nos dedicando muito para isso. Essa Reforma que estamos organizando é justamente também em razão desse novo prédio da Câmara e o que teremos para oferecer a partir da mudança para lá. Então estamos muito atentos a isso. Sabemos que as demandas vão mudar, o trabalho do vereador ele vai estará mais ligado e centrado realmente nos assuntos como um todos da cidade e não apenas nas pautas que são de apenas um vereador mas sim de toda a cidade porque tu facilitando o acesso a demanda também acaba mudando.
Esse trabalho dos vereadores é justamente a pauta dessa campanha…
Exatamente. É Frisar e fortalecer todo esse trabalho que a gente vem fazendo dentro da Casa, que chegue até o cidadão e que ele consiga entender o trabalho do vereador. Nós temos hoje de vereadores de primeiro mandato, aprovados já três projetos. Nós temos aí pouco mais de 60 dias de trabalho e dá para entender a dinâmica e como estão acelerados os projetos e projetos que realmente impactam na vida do cidadão. Temos por exemplo o projeto do vereador Marquinhos, que trata do corte do Alvará de comércios que recebem produtos de furto. Temos também o projeto do vereador Dr Luiz Fontana que trata dessa questão de violência e também do vereador Daniel Cipriano sobre a proibição do acorrentamento dos animais. Além disso, temos movimentação intensa de vereadores em busca de emendas que também são importantes para a nossa região. Muitas aliás, de deputados e senadores que não são da nossa região.