O governador Jorginho Mello (PL), rebateu na manhã desta sexta-feira as críticas feitas a ele pelo Ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho (MDB). Renan postou vídeo em suas redes sociais elencando obras que teriam sido entregues pelo governo federal em Santa Catarina e cobrou do governador o motivo pelo qual ele não estaria mostrando realizações do setor de infraestrutura no estado.
No vídeo, Jorginho Mello mostrou algumas das obras em andamento em Santa Catarina e desafiou o ministro quanto a uma das obras mais urgentes da BR-101 atualmente, o Morro dos Cavalos.
A situação, que gera movimentação de lideranças políticas e empresariais de Santa Catarina, não foi citada pelo Ministro em seu vídeo. O governador antecipou que pretende uma reunião com Renan para apresentar proposta para o Morro dos Cavalos.
Veja o que disse o governador Jorginho Mello
Entre as obras que o Ministro Renan Filho citou como sendo realização do Governo Federal em Santa Catarina, está o Anel de Contorno Viário da Grande Florianópolis.
O presidente Lula esteve no estado para a entrega que teve 12 anos de atraso. Ocorre que o trecho da BR-101 em questão, foi cedido a uma concessionária para exploração por 25 anos.
O contrato foi assinado em 2008, no governo de Lula e nele previa a obrigação da concessionária a execução do Anel de Contorno Viário com prazo para entrega até o ano de 2012, o que não ocorreu. A obra foi iniciada em 2012 e só foi entregue em 2024, quando o Governo Federal tomou para si a execução, gerando polêmica. A época, o Portal NDMais realizou matéria sobre o assunto e em nota a Arteris explicou:
“A Arteris Litoral Sul esclarece que a execução do Contorno Viário da Grande Florianópolis era uma obrigação da concessionária, prevista no contrato de concessão firmado com o Governo Federal quando do leilão do ativo. Dessa forma, a rodovia foi construída com recursos privados, da concessionária. O investimento total da Arteris Litoral Sul na obra do Contorno Viário foi de R$3,9 bilhões. Para executar a obra, foram acessados financiamentos de diversas instituições financeiras, dentre elas, o BNDES”.
Essa é uma das obras em dúvida quando o Ministro fala em investimentos do atual governo Federal em Santa Catarina. Mais ainda, o imbróglio envolvendo a construção do Anel, se passou majoritariamente dos governos de Lula e Dilma, que ficaram quase 16 anos no poder no Governo Federal, e não foi resolvido a época.
Veja o Vídeo do Ministro Renan Calheiros