Em disputa apertada, o ex-secretário municipal Arnaldo Lodetti Junior venceu a prévia realizada ontem e o MDB agora tem candidato definido para a prefeitura. Quatro votos separaram os dois integrantes do MDB que proclamam partido mais forte e união para o pleito eleitoral deste ano.
O cenário no entanto, começa a se definir com a questão resolvida. Ocorre que dificilmente o PSD vai se manter na coligação com o MDB sendo Arnaldinho o candidato.
Justificada a tese pela manobra realizada há alguns dias para a migração de líderes do PSD para o PSDB com o intuito de compor em majoritária com o escolhido ontem. O nome é o do vereador Valdelir Darolt, que foi eleito em 2016 pelo PSD e migrou ao PSDB no fim de maio. Com isso, a probabilidade de uma chapa encabeçada por Arnaldo Lodetti Junior não ter o PSD é próxima a 100%.
Com PSD fora da aliança com o MDB, que reelegeu Murialdo Gastaldon em 2016, surgem duas possibilidades: a coligação com o PP de Dalvânia Cardoso, a principal adversária de Murialdo Gastaldon, ou chapa pura com o empresário Anselmo Freitas e o vereador Alex Michels como vice.
O prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, bem como líderes estaduais do MDB como o presidente do partido, Celso Maldaner e o deputado Vampiro empenharam-se nos pedidos de voto para o vice-prefeito de Içara, Sandro Serafin. O próprio vice-prefeito admitiu a participação também do senador Dário Berger e do ex-governador Eduardo Moeira na operação, que não surtiu o efeito desejado.

